top of page

INDEA MT terá o foco da documentação sanitária e bem estar animal na entrada dos animais na Exposul



Uma reunião na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, a organização da 49ª Exposul com o representante do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA MT) definiu a atuação do órgão dentro do período da feira de dias 07 e 12 de agosto e também na 35ª Cavalgada (05/08). As equipes do INDEA MT terão como foco a fiscalização sanitária da entrada de todos os animais no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias.

O diretor do Sindicato Rural e responsável técnico do torneio leiteiro, Leonardo Alves de Freitas, destaca o papel fundamental do INDEA MT para garantir uma segurança sanitária animal dentro do recinto do parque durante a feira. “É de suma importância o trabalho do INDEA, pois o Instituto traz para nós a qualidade e a garantia sanitária no período da Exposul. Onde temos várias situações que ocorrem na programação da feira, como leilões, torneio leiteiro, provas equestres e o rodeio, que envolve muitas pessoas e um grande número de animais que circulam dentro do parque, e daí vem a segurança que o INDEA representa para quem traz seus animais e para os visitantes também”, explicou.


O trabalho para a 49ª Exposul, segundo o fiscal de defesa agropecuária do INDEA MT, Estevão Galhego, iniciou logo após a edição do ano passado com reuniões com o Sindicato Rural e promotores dos eventos que envolvem animais na feira. “Basicamente a ação vai ser da conferência da documentação sanitária exigida para cada espécie que adentrar o parque, com única e exclusiva a entrada dos animais pelo portão cinco, por conta que lá temos o rodolúvel, uma solução de água e iodo para a desinfecção das rodas e pneus dos veículos transportadores dos animais. E após é feito a apresentação da documentação e a conferência em si dos animais bem como as condições gerais, o bem estar e se apresentam algum sintoma ou sinais clínicos de alguma doença infectocontagiosa”, explicou.


CAVALGADA - Na 35ª Cavalgada que tem a expectativa de participação de cerca de 450 animais, entre equinos, muares e bovinos, o INDEA MT se fará presente com cinco equipes e com um total de 20 servidores, que farão a checagem dos documentos e exames exigidos para os participantes, além o estado sanitário e de bem estar do animal para que possam estar aptos para a cavalgada.


A 49º Exposul tem como apoiadores a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Câmara Municipal de Rondonópolis, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) e Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page